O que você precisa saber sobre vacinas para pessoas com diabetes?

Todos os anos milhares de adultos adoecem por doenças que poderiam ser prevenidas por vacinas. As pessoas com diabetes (ambos tipos 1 e tipo 2) estão em maior risco de problemas graves de certas doenças que podem ser prevenidas com a vacinação adequada. Manter-se vacinado é um passo importante para se manter saudável.
O diabetes, mesmo se bem controlado, pode tornar mais difícil para o seu sistema imunológico combater infecções e, assim, deixar você em maior risco de complicações mais graves de uma doença, em comparação com pessoas sem diabetes.
– Algumas doenças, como a gripe, podem aumentar a sua glicose no sangue a níveis perigosamente elevados. – As pessoas com diabetes têm taxas mais elevadas de hepatite B do que o resto da população.
– Pessoas com diabetes têm um risco aumentado de morte por pneumonia (infecção pulmonar), bacteriémica (infecção no sangue) e meningite (infecção do revestimento do cérebro e da medula espinhal).
– A vacinação proporciona a melhor proteção contra doenças capazes de serem evitadas através das vacinas.
– As vacinas são uma das maneiras mais seguras para você proteger sua saúde, mesmo se estiver tomando medicamentos de prescrição. Efeitos colaterais da vacina são geralmente leves e desaparecem por conta própria. Os efeitos secundários graves são muito raros.
Quais as vacinas mais necessárias a pessoas com diabetes

Entre outras, as vacinas mais necessárias a pessoas com diabetes incluem as seguintes:

– Vacina contra a gripe
– Vacina contra pneumococos
– Vacina contra hepatite B
– Vacina contra tétano, difteria e coqueluche